Alegria é o melhor remédio
O Projeto Alegria é o melhor remédio vem desenvolvendo um trabalho dinâmico e criativo através das atividades artísticas: musicalização, canto, teatro, dança e instrumento musical (violão, flauta, teclado e bateria) e por meio desde trabalho o surgimento do Coral "GACC" e o Grupo de dança "SOL" composto de pacientes da instituição e seus familiares.
Todo esse projeto proporciona não só momentos de descontração rítmica, auditiva e a sensibilidade musical, descobrindo potencialidades que contribuam para autoconfiança e auto-estima dos participantes. Desta forma as aulas são ministradas por voluntários todos os sábados na Casa de Apoio da instituição que com empenho e dedicação doam um pouco do seu tempo para o ensaio do grupo de dança e do coral.
Arteterapia: Uma proposta de Intervenção Biopsicossocial
Devido às dificuldades enfrentadas durante e após o tratamento do câncer pacientes e familiares apresentam sensações de angústia, ansiedade e depressão. Em 2005 foi implantado o Projeto Arteterapia tem como objetivo ajudar pacientes e familiares a lidar com os seus pensamentos, sentimentos, sensações e desejos e com a própria doença. Todo trabalho é realizado através de dinâmicas de grupo, dança, pintura, risos, teatro, artes plasticas, trabalhos manuais(desenhos) e arte lúdica(brincadeiras e recreação de forma geral).
Toda atividade é realizado por uma psicóloga que ajuda o paciente em sua aventura de descobrimento de si mesmo, e intervém quado necessário para coordenar essa busca. Para isso faz uso de materiais distintos bem como da avaliação verbal de tudo o que for consciência e seu autoconhecimento, o que é fundamental quando alguém deseja superar o tratamento do câncer.
Terapia Ocupacional: Resgatando as habilidades artísticas, minimizando a dor e gerando renda durante e após o tratamento de CA.
Sabemos que durante o trata-mento de câncer são inúmeras as mudanças tanto para os pacientes quanto para seus familiares. Durante o processo de adaptação, a família poderá vivenciar experiencias de aprendizagem significativas, úteis não somente no processo de enfrentamento, mas transferíveis para vida cotidiana fora do hospital. E com intuito de melhorar as condições socioeconômicas foi implantado em 2005 o Projeto Terapia Ocupacional que tem como objetivo promover atividades que resgatam as habilidades artísticas sócio-culturais e econômicas dos pacientes e seus familiares. Em parceria com o SEBRAE todos os participantes e seus familiares. Em parceria com e qualificação em diversas técnicas de arte, artesanato e outros produtos manufaturados. Com orientações de empreendedorismo incentivando-as à produção e comercialização dos produtos confeccionados.
Classe Hospitalar - Arte e
Educação: Um encontro para vida
O
Projeto Classe Hospitalar Arte e Educação: Um Encontro para a vida tem como
objetivo fazer com que crianças e o adolescente não se afastem do universo
escolar no período em que estão sendo submetidos ao tratamento.
O
trabalho pedagógico é desenvolvido em parceira com a Secretaria de Educação do
Amazonas-SEDUC, que disponibiliza uma professora que realiza as atividades na
Casa de Apoio da Instituição. O conteúdo pedagógico é desenvolvido de acordo
com a série em que a criança ou adolescente estão inseridos, dessa forma os
conteúdos são abordados de forma significativa para os alunos. São trabalhadas
as disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística e matérias
Transversais, mas também a leitura e escrita.
A
Classe Hospitalar, além de manter as atividades escolares, sustenta o retorno e
a reintegração de seus alunos ao seu grupo escolar e social. Além disso, pode
servir como instrumento ao acesso escolar, pois algumas crianças que estão em
tratamento não estão formalmente matriculadas ma rede de ensino.
Para
que o nível de aprendizagem seja satisfatório é importante participação e
acompanhamento dos pais durante ensino aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário